Universidade Sénior do Seixal

Quem Somos

Introdução

A Universidade Sénior do Seixal – Unisseixal, por abreviatura – abriu as suas portas no dia 15 de janeiro de 2007 e teve a aguardá-la uma adesão que ultrapassou de longe as expetativas mais otimistas. Com efeito, logo no seu primeiro ano de vida, nela se matricularam 239 alunos. Porém a surpresa não se ficou por aí: nos anos que se seguiram, esse número quase quadriplicou, fazendo dela uma das mais frequentadas universidades seniores do país. Só a pandemia deteve o seu movimento ascensional.

Universidade Sénior do Seixal

A Unisseixal é um projeto da Casa do Educador do Concelho do Seixal, uma instituição de solidariedade social constituída por pessoas ligadas à educação, que, deste e de outros modos, tem dado provas de sua preocupação com o bem-estar não só dos seus associados, mas também da população do município em geral. O seu lema é “viver com qualidade”, e as cores que lhe dão fundo são o azul e o dourado (exatamente as cores da Casa do Educador). Concretamente, ela visa, entre outros fins:

- Proporcionar aos alunos atividades de ensino/aprendizagem nas quais os seus conhecimentos e competências sejam reconhecidos, valorizados e ampliados;

- Facultar o convívio entre as pessoas e o diálogo intergeracional, de modo a combater a solidão e a exclusão social dos seniores;

- Permitir a troca de ideias, valores e experiências e tirar partido da diferença;

- Ocupar o tempo livre de um modo útil e agradável;

- Promover a saúde física, mental e relacional das pessoas, bem como contribuir para a melhoria da sua qualidade de vida;

- Fomentar a formação pessoal e social ao longo da vida;

- Educar para a cidadania, o consumo, a defesa do meio ambiente, a promoção da saúde, a compreensão e tolerância e a partilha culturais;

- Fomentar a auto-organização dos seniores, assim como a sua participação ativa, crítica e reflexiva na sociedade envolvente;

- Estimular a vida ativa dos seniores e fomentar comportamentos de autossuficiência, com vista a reduzir o risco de dependência;

- Dar a conhecer os deveres e direitos dos seniores e divulgar possíveis oportunidades para a sua valorização.

A Unisseixal está aberta aos maiores de dezoito anos, mas, vista, pois, a sua natureza, dá a prioridade aos que tenham mais de cinquenta.

A Universidade Sénior do Seixal é o sócio número setenta e dois da Rede de Universidades Seniores (R.U.T.I.S), entidade que, em maio de 2016, levando em conta o seu nível e o seu dinamismo, viria a declará-la uma “Universidade de Excelência”.

Para além das aulas, que se estendem das 09:30 às 18 horas, a Unisseixal promove ainda outras atividades de cunho recreativo e cultural, nomeadamente festas, convívios, passeios, visitas de estudo, palestras, colóquios, exposições, lançamento de livros, oficinas de trabalho, récitas, jogos, atuações dos vários grupos de música, representações teatrais. Também publicou durante sete anos a revista Tarde Cheia.

Os 823 alunos que frequentavam a Unisseixal em 2019/2020 estavam agrupados em 130 turmas unidisciplinares, em que eram lecionadas 104 disciplinas diferentes, ministradas por 95 professores. Destes, uns ainda estavam na vida ativa, outros (a grande maioria) já tinham entrado na reforma; todos, porém, trabalhavam em regime de voluntariado.

Depois de Amora, onde nasceu, a instituição teve, de 2010 a 2021, a sua sede e polo principal na cidade do Seixal.

Inaugurada em 18 de setembro de 2021, a atual sede situa-se na rua General Humberto Delgado, número 2A, no Fogueteiro, no lugar do antigo Grémio da Lavoura de Almada e Seixal, que, em boa hora, num gesto justo, compreensivo e generoso, a Câmara Municipal do Seixal construiu para o efeito. O resultado foi um edifício belo, funcional e bem localizado.

Uma universidade de excelência, num edifício de excelência.

Preside aos destinos desta Academia um Conselho Diretivo, composto por sete elementos: reitora, vice-reitor, secretário e quatro vogais.

A reitora é, desde 19 de janeiro 2019, a Dra. Mariana Mareco que com a restante equipa preside aos destinos da instituição.

Para efeito de aconselhamento, a Unisseixal dispõe de um Senado, formado pelo presidente da Casa do Educador, reitora, vice-reitor, secretário, um representante da Câmara Municipal, cinco pessoas de renome no mundo da cultura, um representante das coletividades de cultura e recreio e um representante das associações de seniores.

Para que o nome da Unisseixal ecoe não só no concelho do Seixal, mas também na região envolvente, muito têm contribuído os seus grupos artísticos, designamente as Artes do Barulho, os Cavaquinhos, o Grupo de Cordas, o Coro Polifónico, as Danças Latinas, as Danças Populares, o Grupo de Recitação Poética, o Grupo de Teatro e a Tuna.

Sem comentários ainda

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Comentários recentes