Universidade Sénior do Seixal

XIV Concurso “O Saber não Tem Idade”

Promovido pela RUTIS – Rede de Universidades Seniores, realizou-se, no dia 26 de janeiro de 2018, no Pavilhão Municipal da Torre da Marinha – Seixal, o XIV Concurso “O Saber não Tem Idade”, que a Universidade Sénior do Seixal organizou e acolheu. Estiveram presentes vinte e quatro universidades seniores de todo o País, sendo vinte e uma concorrentes e três observadoras.

A receção às Universidades inscritas teve lugar no Fórum Municipal do Seixal, onde a direção e as guias ou madrinhas da Unisseixal lhes deram as boas-vindas e lhes proporcionaram a apresentação,  no auditório, de um pequeno vídeo sobre a vida na nossa Universidade e outro sobre o concelho do Seixal. De seguida, cada universidade, sempre acompanhada pela sua madrinha, foi conhecer um pouco do nosso concelho, de acordo com a visita previamente escolhida no roteiro, que, com antecedência, lhes tinha sido apresentado.

Seguiu-se o almoço num dos quatro restaurantes selecionados. Após a refeição, os concorrentes e os seus acompanhantes dirigiram-se para o Pavilhão Municipal da Torre da Marinha, onde iria decorrer o concurso e onde também estava patente uma pequena mostra de trabalhos realizados pelos alunos das várias turmas de Artes da Unisseixal.

O Concurso de cultura geral abriu às 14.30 horas, com as palavras da vice-reitora da Unisseixal, profª Mariana Mareco, que, de imediato, chamou ao palco, o reitor, prof. António Luís Pinto da Costa, que deu as boas-vindas a todos os presentes em nome da entidade anfitriã, nomeou e saudou as entidades convidadas, nomeadamente a Câmara Municipal, na pessoa do seu presidente, o engº Joaquim Santos, a quem, de imediato, passou a palavra. Este aproveitou a oportunidade para saudar também, em nome do concelho do Seixal, as universidades presentes, garantindo-lhes que o seu município os recebia de braços abertos.

A seguir, o Coro Polifónico da Unisseixal, regido pelo maestro Maurício Vieira da Silva, entoou o hino da Unisseixal, a canção do mar e para terminar o Nabucco, que deixaram deliciados os ouvidos de quem os ouviu e aplaudiu.

O palco foi então tomado pelo concurso propriamente dito, dirigido pelo dr. Luís Jacob, presidente da RUTIS, que, por sorteio, dividiu as universidade concorrentes em três rondas, tendo a Unisseixal ficado na segunda. De cada ronda foram apuradas duas equipas para a ronda final. Como as equipas do Seixal e a de Gondomar empataram, teve de se ir a uma finalíssima entre as duas.

No intervalo, antes do desempate, ouvimos uma pequena intervenção do sociólogo e historiador professor doutor  Manuel Villaverde Cabral sobre o tema “Envelhecimento  Ativo”.

O resultado final foi o seguinte:  1º) Gondomar, 2º)  Unisseixal e 3º) Odivelas. Como as duas primeiras já tinha tido a oportunidade de  organizar o Concurso, caberá a Odivelas organizar o concurso de 2019.

Parabéns aos nossos concorrentes, Gualdino Rodrigues,  Jerónimo Santos e  José João Bianchi, pela maneira muito digna como se houveram, dando provas da sua vasta cultura geral. O primeiro lugar escapou-lhes por um cabelo. Ficará para o próximo ano!

Para terminar, o presidente da Casa do Educador agradeceu a presença das entidades oficiais e de todas as universidades participantes, bem como o esforço desenvolvido por todos os que deram o seu contributo para que este evento tivesse sido uma realidade. E foram, de facto, muitos.

Juntam-se vídeos das fotos e das canções, que ilustram bem o ambiente admirável em que decorreu este evento.

BM/AM

Fotos XIV Concurso Cultura Geral

Hino da Unisseixal

Canção do Mar

Nabucco

3 Commentários

  1. Luisa Bernardo Luisa Bernardo
    Monday, 29 de January de 2018    

    Parabéns a todos quantos estiveram envolvidos na organização e preparação deste evento, proporcionando assim um belo espectáculo a quem esteve presente e nos visitou.
    Neste artigo podem ver uma síntese de como tudo decorreu, agradecendo aos seus autores o bom trabalho que aqui apresentam. Bem Hajam todos.

  2. Amelia Costa Amelia Costa
    Monday, 29 de January de 2018    

    Acabei de ver a bela reportagem escrita e fotográfica que os nossos amigos Maias aqui nos apresentam .Um grande abraço em nome da nossa UNISSEIXAL por toda a dedicação e empenho com que abraçam este projecto e continuam a fazer dele uma universidade de EXCELÊNCIA . Parabéns 😚
    Amélia Costa

  3. José Capelo José Capelo
    Monday, 29 de January de 2018    

    Mesmo correndo o risco de emitir juízo em causa própria,será de dizer que tudo correu muito bem e o mesmo nos foi confirmado por aqueles que nos visitaram e eu tive o prazer de contactar.
    Bom trabalho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Comentários recentes