Universidade Sénior do Seixal

Abertura do Ano Académico 2015-2016

UNIVERSIDADE SÉNIOR DO SEIXALLogotipo Unisseixal

11 de Novembro de 2015

A exemplo dos anos anteriores, a bonita sala do Fórum Cultural do Seixal estava repleta para se festejar a «Abertura do Ano Académico» da nossa Universidade Sénior.
A sessão solene, conduzida com maestria pela Vice-Reitora, Dr.ª Mariana Mareco, teve como oradores o Reitor da UnisSeixal, Dr. António Luís Pinto da Costa, o Presidente da Casa do Educador, entidade esta responsável pela criação da nossa Universidade – Prof. e Engenheiro Tomás de Aquino Bento, a Senhora Vereadora do Pelouro da Educação, Juventude e Modernização Administrativa da Câmara Municipal do Seixal, Dr.ª Vanessa Silva, em representação das várias Juntas de Freguesia do Concelho do Seixal, o Senhor Manuel Araújo, Presidente da Junta de Freguesia de Amora e, ainda, o Doutor João Cosme, Professor e Membro do Senado da UnisSeixal a quem coube proferir a «Lição de Sapiência», este ano dedicada à celebração dos seiscentos anos da Conquista de Ceuta.

Presentes neste evento muitos convidados como, por exemplo, o Presidente da União das Freguesias do Seixal, Arrentela e Aldeia de Paio Pires, Dr. António Santos, outros membros da Autarquia do Seixal, o Vice-Presidente da Câmara Municipal da Moita, Dr. Daniel Vaz Figueiredo, uma representante da Junta de Freguesia de Alhos Vedros, representantes do Movimento Associativo do concelho do Seixal, membros anteriores e atuais dos Corpos Sociais da Casa do Educador, membros da Direção da UnisSeixal, Membros da Direção da CesViver, professores e alunos da nossa Universidade Sénior e muitos amigos, entre estes, o Grupo Coral «Alius Vetus» da Sociedade Filarmónica Recreio e União Alhos Vedrense, também designada por “A Velhinha”, o qual preencheria a segunda parte desta sessão solene interpretando várias composições musicais das épocas medieval e renascentista, regido pelo Maestro Maurício Vieira da Silva.

A primeira parte da sessão foi preenchida p’los discursos de todos os elementos oficiais que constituíram a Mesa.
Ouvimos, proferidas pelo Sr. Reitor, palavras de saudação e boas vindas a todos os participantes neste evento, passando a contextualizar o percurso da nossa Universidade Sénior ao longo dos seus apenas oito anos de existência e o enorme sucesso que tem alcançado junto de toda a comunidade do Seixal, êxito este projetado no número sempre crescente, quer de disciplinas a dinamizar, quer de alunos que vão aderindo a este nobre projeto, referindo ainda, a forma mais rápida e acessível para todos nós em termos de comunicação nas redes sociais, quer através da página do FB, quer através do site da UnisSeixal Universidade Sénior.
Em síntese, refiro que o Sr. Presidente da Casa do Educador além de enaltecer todo o apoio concedido pelos órgãos autárquicos e do movimento associativo concelhio, abordou a atual situação das obras de conservação do edifício-sede da CES e a cedência de instalações provisórias mas exíguas, para as reais necessidades da nossa Associação. A par do júbilo e orgulho sentido pela importância da criação de uma Universidade Sénior com consequente promoção de competências a nível cultural, científico, técnico, artístico e social de toda a população, partilhou connosco a sua preocupação e reflexão sobre a forma de se poder atender a um maior número de alunos seniores, uma vez que as atuais instalações dos vários polos onde funcionam as diferentes áreas disciplinares já se tornam bastante restritas.
Quer as palavras da Senhora representante da Câmara Municipal, Dr.ª Vanessa Silva, quer do Presidente da Junta de Freguesia de Amora, Sr. Manuel Araújo expressaram a enorme satisfação e transmitiram as suas felicitações a todos os intervenientes, tanto a nível da CES, como a nível da Universidade Sénior, por todo o trabalho realizado e êxitos alcançados em tão poucos anos de existência destas instituições cuja ação visa, entre outros aspetos, uma melhor qualidade de vida da população. Acrescentaram palavras de estímulo e de apoio incondicional e permanente, quer da Autarquia Local, quer da Junta de Freguesia.
Refiro ainda como nota final, o desafio muito oportuno e verdadeiramente aliciante, lançado pela Dr.ª. Vanessa Silva à nossa Universidade Sénior, de integrar o Plano Educativo da Câmara, no decurso do próximo ano letivo, visando a participação tanto na «Feira dos Projetos Educativos», como na celebração do «40º. Aniversário da Democracia».Conquista de Ceuta

Terminados estes discursos oficiais, foi com grande prazer que ouvimos a comunicação do Doutor João Cosme, intitulada «A conquista de Ceuta, 1415 – Um Ato de Marketing Político».
Sumariamente direi e, espero não cometer nenhum erro histórico, que houve a preocupação do Doutor João Cosme em contextualizar, de acordo com a época em questão, as situações políticas e religiosa, quer no nosso País devido à subida ao trono, após a morte do Rei D. Fernando, do Mestre da Ordem de Avis, D. João, filho bastardo de D. Pedro I, quer a situação vivida na Europa devido ao conflito entre a França e Inglaterra, originando a Guerra dos 100 Anos, com consequentes transformações profundas a níveis económico e político na Europa Ocidental.
O Doutor João Cosme aludiu também à crise religiosa vivenciada neste período histórico (sobretudo entre 1378 a 1417) originando o denominado «Cisma Papal», no qual os diversos países da Europa se dividiram para apoiar, ou o Papa em Avinhão, França, ou seguir o Papa de Roma.
Foi também referida a própria situação política dos magrebinos já que, em 1358, com a morte do sultão Abu Inan Faris se inicia o declínio da sua dinastia, tornando-se a conquista de Ceuta uma tarefa fácil para os portugueses.
Convém recordar que era importante ao nosso Rei D. João I, impossibilitado de expandir o território na Península Ibérica, empenhar-se numa tarefa grandiosa e de alto prestígio para, por um lado fazer esquecer a sua origem de filho bastardo e, por outro lado, proporcionar um grande feito e honrarias aos seus próprios filhos como cavaleiros recém-armados.
Assim sendo, a 21 de Agosto de 1415, a cidade de Ceuta foi conquistada pelos Portugueses.

Escusado será dizer que, com o teor desta «Lição de Sapiência», além de termos recordado factos importantes da História de Portugal, da própria História Europeia e situação religiosa vivida na época, ficámos mais esclarecidos e enriquecidos com esta comunicação.

Durante uma curta pausa foi-nos servido um «Moscatel de Honra».

Na segunda parte deste evento académico, tivemos o enorme prazer de ouvir o Grupo Coral «Alius Vetus», regido pelo Maestro Maurício Vieira da Silva, interpretar um repertório especial e cuidadosamente selecionado para esta festa académica.
Assim, trajados a rigor, com indumentárias que nos remetem para as épocas medieval e renascentista, os coralistas encantaram-nos com a interpretação de várias peças musicais integradas na época em questão, nomeadamente:Alius Vetus

- Dona Nobis Pacem - séc. XIX, trecho da missa em Si menor,

- Pase El Água - séc. XVI (Cancioneiro do Palácio),
- Porque não me vês Joana - séc. XVI (Cancioneiro Alentejano),
- Regina Coelli Laetera - séc. XII, de António Lotti,
- Ay Triste que Vengo - Séc. XIII, de Juan Dell Enzimas,
- Dindirin, Dindirin - séc. XIV,
- Ay Linda Amiga - peça do séc. XVI (Cancioneiro do Palácio),
- Fata la Parte - séc. XVI de Juan Dell Enzimas
- Canticorum Jubilo - peça do séc. XVIII, de Georg Friedrich Händel.

Esta tarde dedicada à «Abertura do Ano Académico 2015-2016» terminou com o Hino da UnisSeixal cantado pelo coro Polifónico da nossa Universidade Sénior, regido pelo Maestro Maurício Silva.Coro polifonico unisseixal

Em final de festa, foi servido um lanche ajantarado a todas as individualidades convidadas a participar neste evento festivo coincidente com o «Dia de S. Martinho».

Vivas à Universidade Sénior do Seixal!
Mª. Lourdes Mano

Comentários recentes