Universidade Sénior do Seixal

Quem somos

Edifício da Unisseixal- Universidade Sénior do SeixalA Universidade Sénior do Seixal – Unisseixal, por abreviatura – abriu as suas portas no dia 15 de Janeiro de 2007. Esperou-a uma adesão que ultrapassou de longe as expetativas mais otimistas. Com efeito, logo no seu primeiro ano de vida, nela se matricularam 239 alunos. Mas a surpresa não ficou por aí: no segundo, esse número subiu para 386, no terceiro para 413, no quarto para 484, no sexto para 536, no sétimo para  594, no oitavo para 602, no nono para 622 e no décimo (no dia da abertura solene) para 702. Só no quinto ano de funcionamento, ou seja, em  2010/2011, se deu uma (pequenina) descida de 484 para 476.

Os 709 alunos que frequentam a Unisseixal, em 2015/2016, estão agrupados em 115 turmas unidisciplinares, em que são lecionadas 92 disciplinas diferentes e ministradas por 82 professores. Destes, uns estão ainda na vida ativa, outros (a grande maioria) já entraram na reforma; todos, porém, são voluntários.

No ano académico 2016/2017 frequentam na Unisseixal 718 alunos matriculados, organizadas em 123 turmas unidisciplinares, em que são lecionadas 98 disciplinas diferentes e ministrados por 88 professores. Em Maio de 2016 a Unisseixal recebeu  do Sr. Presidente da Rutis, o Diploma de Mérito como Universidade Sénior de Excelência.

No dia 14 de Novembro de 2017, a Unisseixal comemorou mais uma sessão de  abertura do ano académico 2017/2018. Actualmente frequentam na Unisseixal 788 alunos matriculados, organizadas em 130 turmas unidisciplinares, em que são lecionadas 98 disciplinas diferentes e ministrados por 88 professores.

A Unisseixal está aberta a maiores de dezoito anos, mas, vista a sua natureza, dá a prioridade aos que tenham mais de cinquenta.

As aulas da Universidade são ministradas em dois pólos principais: o pólo do Seixal (aulas teóricas) e o Centro Cultural e Desportivo das Paivas (aulas de movimento e de som). Algumas, todavia, têm lugar num dos três  secundários: o auditório da Junta de Freguesia de Amora, em Amora, o auditório da Junta de Freguesia de Corroios, em Corroios, e a Escola Básica 2+3 de Vale de Milhaços, também em Corroios.

A Unisseixal é um departamento da Casa do Educador do Concelho do Seixal, uma instituição de solidariedade social constituída por pessoas ligadas à educação, que, deste e de outros modos, tem dado provas de preocupação com o bem-estar não só dos seus associados, mas também da população do município em geral.

Preside aos destinos desta Universidade Sénior um Conselho Diretivo, composto por sete elementos: reitor, vice-reitora, secretária e quatro vogais. Este órgão reúne mensalmente, com a presença do presidente da Casa do Educador e bem assim de dois representantes dos alunos, eleitos no início do ano pelos seus colegas delegados de turma.

Para efeito de aconselhamento, a Unisseixal dispõe, nos aspetos pedotécnicos, de um Conselho Pedagógico, onde estão representadas as diferentes áreas disciplinares lecionadas, e, nos aspectos socioculturais e gerais, de um Senado. Este último é formado pelo presidente da Casa do Educador, Reitor, Vice-Reitora,  Secretária, um representante da Câmara Municipal, cinco pessoas de renome no mundo da cultura, um representante das colectividades de cultura e recreio e um representante das associações de seniores.

Para além das aulas, a Unisseixal promove ainda outras atividades, de cunho recreativo e cultural, nomeadamente festas, convívios, passeios, visitas de estudo, palestras, colóquios, exposições, lançamento de livros, oficinas de trabalho, récitas, atuações dos vários grupos de música, representações teatrais. A Unisseixal também publica a revista Tarde Cheia, que já vai no seu décimo número.

Para que o nome da Unisseixal ecoe não só no concelho do Seixal, mas também na região envolvente, muito têm contribuído os seus grupos artísticos, nomeadamente as Artes do Barulho, os Cavaquinhos, o Coro Polifónico, as Danças Latinas, as Danças Populares, o Grupo de Poesia e de Recitação Poética, o Grupo de Teatro e a Tuna.

A Universidade Sénior do Seixal, que é o sócio número setenta e dois da RUTIS, está oficialmente instalada na Amora, na sede da Casa do Educador, ou seja, na rua do Conselheiro Custódio Borja, nº1, 2845-445 AMORA, mas o seu polo principal, aquele onde é ministrada a maioria das aulas e onde reúne e trabalha o Conselho Diretivo, situa-se, desde 6 de novembro de 2010, no Largo dos Restauradores, nº21, 2840-482 SEIXAL. Ambos os edifícios pertencem à Câmara Municipal do Seixal, que compreensiva e generosamente os pôs à disposição da Casa do Educador.

A Universidade Sénior do Seixal continua a trabalhar esforçadamente para que o seu fim estatutário seja atingido da melhor maneira possível: contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos seus frequentadores. Oxalá ela o consiga de um modo satisfatório, para contento de todos!

                             António Luís Pinto da Costa (Reitor)

Comentários recentes