Universidade Sénior do Seixal

Aula Aberta-Dialogo entre Gerações-II

DSC_0190AULA  ABERTA  “O  DIÁLOGO  ENTRE  GERAÇÕES – Parte II

“O diálogo é possível e enriquecedor, mas difícil, sobretudo com os adolescentes.”

Integrada na disciplina de Intergeracionalidade, teve lugar no dia 16 de fevereiro, pelas 14 horas, no auditório da Unisseixal, mais uma aula aberta sobre “O diálogo entre gerações II”. Tratou-se da segunda metade da aula do passado dia 3, de fevereiro. Compareceram umas trinta pessoas, entre professores e alunos.

Depois de ter recordado as conclusões da primeira sessão, que projetou na pantalha, o prof. António Luís Pinto da Costa apresentou as pistas para o debate a travar: experiências havidas, dificuldades encontradas, resultados obtidos. Começou pelo diálogo seniores/ infantes. Durante o diálogo entabulado, foram tecidas, a propósito, as seguintes afirmações: é mais fácil lidar com as crianças do que com os adolescentes; de um modo geral, os avós manifestam mais disponibilidade e paciência do que os pais (cansados pela rotina e pela vida de trabalho); por vezes, apostados em conquistar a simpatia dos netos, alguns avós fazem-lhe todas as vontadinhas, contrariando a educação ministrada pelos pais; importa contornar os caprichos das crianças com inteligência e habilidade e não ceder nos princípios. Muitos foram os que intervieram:  pais, avós e bisavós. O debate foi animado e interessante.

O prof. António Luís avançou de seguida para o diálogo seniores/ adolescentes. Alguns dos presentes deram também a conhecer as suas experiências, quer como adolescentes, quer como avós. Em resumo, foi afirmado que o diálogo com os adolescentes era bem mais difícil, mormente nos dias de hoje; que os conselhos só valeriam num contexto de proximidade e de amizade; que importava aproximar-se deles como amigo e, com jeito, chamar-lhes a atenção para os porquês das coisas; que, muitas vezes, os adolescentes só compreendiam as verdades ouvidas da boca dos adultos mais tarde, quando já crescidos, mas que haveria que as dizer; que alguns pais e avós não transmitiam valores aos seus descendentes porque as não tinham, deixando-os ao abandono.

A sessão concluiu-se pelas quinze e trinta e – por aquilo que se ouviu – com proveito para todos os participantes.

Na mesma linha, no dia 23, haverá uma nova aula aberta, desta feita subordinada ao título “O conflito entre gerações/ adolescência”. Estará a cargo do prof. doutor José João Bianchi.

  Fotos por Alberto Maia

jose capelo de Slidely by Slidely Slideshow

Sem comentários ainda

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Comentários recentes