Universidade Sénior do Seixal

Quarta Feira Cultural

O Movimento dos Capitães e a queda do Estado Novo

No dia 2 Março de 2016, realizou-se no auditório da Junta de Freguesia da Amora, no âmbito das DSC_0435quartas-feiras culturais, uma sessão de esclarecimento alusiva ao tema “ O Movimento dos Capitães e a Queda do Estado Novo”, dinamizada pelo Senhor Major-General Adelino de Matos Coelho.

O Sr. General Matos Coelho participou no Movimento dos Capitães, estando no período imediatamente anterior ao 25 de Abril colocado no Regimento de Infantaria nº 5 das Caldas da Rainha, tendo integrado a coluna militar que se sublevou em 16 de Março de 1974, sendo como outros camaradas, preso em sequência desse acontecimento.

O orador abordou o tema, referindo essencialmente duas questões:

  • a génese do Movimento dos Capitães
  • o contexto, causas e circunstâncias que rodearam os acontecimentos de 16 de Março 1974 (conhecido por golpe de 16 Março, ou golpe das Caldas).

O orador considerou que certamente só a História num tempo mais longo e distante dos factos poderá clarificar as dúvidas e contradições que ainda hoje persistem sobre o referido acontecimento.DSC_0433

A sessão foi bastante participada e alguns dos presentes colocaram diversas questões ao orador, que a todas respondeu de forma clara.

No final o Sr. Reitor da Universidade manifestou o seu agradecimento ao 

DSC_0438

Sr. General pelos seus importantes esclarecimentos, sobre os caminhos que conduziram à revolução libertadora do 25 de Abril.

                   Austiclínia Oliveira

                Reportagem fotográfica de Alberto Maia

Sem comentários ainda

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Comentários recentes