Universidade Sénior do Seixal

Quarenta anos da Constituição Portuguesa

No dia 25 de abril de 1976, foi aprovada pela Assembleia Constituinte a nova Constituição da República Portuguesa, que punha por escrito e consagrava legalmente os ideais do novo regime político – a II República Portuguesa. Feitas as contas, a Constituição de 1976 celebra, este ano, quarenta anos de existência. Desejando associar-se a tão relevante 11219319_889335294545613_6770676691676252352_nevento, a Universidade Sénior do Seixal levou a efeito a realização de uma palestra sobre a nova lei fundamental. Para que o evento fosse mais completa, a ela quis associar a exposição intitulada “Construir a paz com os valores de Abril”. Da autoria do Conselho Português para a Paz e a Cooperação, esta era constituída por dez pósteres referentes ao tema em apreço.

A palestra esteve a cargo do coronel Batista Alves, vice-presidente do CPPC. Foi responsável pela exposição o comandante Lara Cardoso, membro da Presidência daquela organização e aluno da nossa Universidade.

A sessão, que teve lugar no dia 18 de abril, pelas 14:30 horas, no auditório da Unisseixal, foi presidida pelo reitor, o prof. Pinto da Costa, que, depois de ter apresentado os dois outros membros da mesa, o coronel Batista Alves e o comandante Lara Cardoso, deu a palavra a este último, que apresentou os fins e a história do Conselho Português para a Paz e a Cooperação. Seguiu-se a exposição da história da Constituição e das suas sucessivas alterações pelo coronel Batista Alves, que o fez de uma maneira simples, clara e bem fundamentada.

SAM_0729

Estiveram presentes cerca de quarenta assistentes. Foram feitas muitas perguntas ao palestrante. A satisfação foi geral.

Para terminar, e em gesto simbólico, desceu-se ao corredor do rés-do-chão, onde estavam expostos os ditos pósteres. Claros, sintéticos e com imagens, estes expunham diferentes aspetos do tema que se propunham esclarecer: o fascismo existiu; do lado errado da história; povos unidos contra a guerra; a guerra colonial; Abril: revolução, paz, democracia, direitos; dar novos países ao mundo; CPPC, conquista do Portugal de Abril; desrespeito por Abril; luta pela paz, causa com toda a atualidade e premência.

Parabéns aos organizadores da iniciativa!

O nosso obrigado ao CPPC, bem como ao coronel Batista Alves e ao comandante Lara Cardoso, seus membros.

Luís Alpico

Sem comentários ainda

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Comentários recentes