Universidade Sénior do Seixal

Programa intergeracional Unisseixal-EPB JC Seixal

Programa intergeracional UNISSEIXAL (Universidade Sénior do Seixal) e   EPBJC (Escola Profissional Bento de Jesus Caraça do Seixal) ano letivo 2015-2016.

Por iniciativa do professor António Carmo da EPBJC desde o ano letivo de 2013-2014,têm havido ações de desenvolvimento de projetos de Intergeracionalidade entre as duas instituições, com a colaboração voluntária de alguns alunos da Unisseixal.

No ano letivo 2015-2016 foi incluída também nos planos de aulas da Unisseixal  uma disciplina de Intergeracionalidade, coordenada pelo prof. António Carmo , com a colaboração de professores  e alguns convidados, inclusive em Aulas Abertas com acesso a muitos participantes.

Diretamente com os alunos da Turma de 10º ano de Turismo da EPBJC e desde Março foram dinamizadores dos trabalhos os colegas da Unisseixal a seguir indicados bem como tema por eles  proposto.

P7060401

Ana Rita Ramos, José Capelo,

António Custódio, Luís Fernandes,

Rosa Fernandes, Ludgera Ferreira,

Maria do Céu pais e Carlos Torres. 

Podem visualizar clicando em cada um dos links do quadro e escolher a opção "abrir link em nova janela", clicando com o botão dto do rato.

Tentámos motivar  e fazer uma melhor ligação entre alunos e seniores, com o tema tratado ou outro proposto pelo professor  António Carmo como por exemplo aquando da apresentação do filme “ O Estagiário”, com discussão em sala das opiniões da cada um perante o filme e o que lhes pareceu de  mais significativo.

Decorrida a primeira metade da carga horária prevista foi efetuada por cada grupo uma pré-apresentação dos trabalhos.

Trabalhos que iriam ter sua apresentação final no dia 7 de Julho e que pudemos contar com a presença do Sr. prof. Dr. António Luís Pinto da Costa, Reitor da Unisseixal.

Foram convidados também para apreciarem e classificarem os trabalhos, alunos e professores de outras turmas da EPBJC, que de um modo geral foi muito positiva.

Finalizámos em tempo de convívio com um pequeno lanche e lá se foi vendo alguma lágrima, demonstrativa da ligação afetiva criada, com as habituais fotos que podem ser apreciadas no vídeo abaixo.

De nós, que estivemos voluntariamente, resta-nos desejar aos alunos da EPBJC os maiores sucessos e ficamos com a satisfação de termos alcançado o que nos havíamos proposto.

José Capelo

jose capelo de Slidely by Slidely Slideshow

3 Commentários

  1. Jose Capelo Jose Capelo
    Sunday, 10 de July de 2016    

    YES WE CAN!! Basta querer! Muitos sucessos para os alunos da EPBJC. Boas Férias

  2. Luis Fernandes Luis Fernandes
    Sunday, 10 de July de 2016    

    AVIDA É FEITA DE PEQUENOS NADAS!.
    MAS, TEM NADAS QUE ME DÃO TANTO PRAZER DE PODER DIZER, ADORO VIVER!.
    DESEJO A TODOS OS QUE FIZERAM PARTE DESTE PROJECTO UM FUTURO RISONHO E CHEIO DE PROJECTOS, SEJAM JOVENS OU MENOS JOVENS.

    • António Carmo António Carmo
      Thursday, 21 de July de 2016    

      Mais um ano letivo, e ainda a terminar! Esta colaboração entre a UNISSeixal e a EPBJC-Seixal permite uma aprendizagem para todos os envolvidos e deixa-me muito grato por poder continuar a contar com todos os que participam quer direta quer indiretamente.
      Gostei do momento de partilha e das opiniões que recolhi dos alunos do ano passado, que consideram que este ano os trabalhos estão melhores, permite também aferir que houve uma evolução positiva em relação á concretização dos projetos.
      Como a mostra de trabalhos também teve a componente de avaliação, importa salientar que houve 376 classificações, a média foi de 19,1, a nota mínima foi de 18,0 e a máxima foi de 19,46.
      Obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Comentários recentes