Universidade Sénior do Seixal

Abertura solene do Ano Académico 2017/18

A Unisseixal sempre a crescer

Foi na tarde desta terça-feira, dia 14 de Novembro, que se realizou a cerimónia da abertura oficial das aulas da Unisseixal. O Fórum, sala de visitas do concelho, entregou maior solenidade ao acto, como a importância deste evento foi relevada com a presença de muitos alunos e professores e ainda com a vinda do Sr. Presidente da Câmara, vereadora, representantes das Juntas de freguesia e de associações locais.
Sentaram-se na mesa de honra o Srs. Presidente da Câmara, Reitor da Unisseixal, Presidente da Casa do Educador, Representante da Junta de freguesia de Amora, a Dr.ª Carla Montargil e a Prof.ª Mariana Mareco, que conduziu a sessão.
O Reitor, Dr. António Luís Pinto da Costa, enalteceu a beleza do momento, saudou os presentes e referiu os números do nosso contentamento, com a Universidade Sénior do Seixal sempre a crescer desde há 11 anos. Assim, sumariamente ouvimos que este ano já se inscreveram 773 alunos (+41 que no ano anterior), temos 85 professores todos a trabalhar gratuitamente, 100 disciplinas e 130 turmas. Dizia o Reitor que este é mesmo «um caso de sucesso» e que foi com razão que a RUTIS nos atribuiu o ano passado o título de “Universidade de Excelência”. Naturalmente, o sucesso não se deve a meia dúzia de carolas, mas a centenas de voluntários que se entregam à causa, assim como a colaboração das autarquias e associações que nos acolhem. Problemas? A rebentar pelas costuras, faltam espaços e os transportes públicos, raros e mal distribuídos, também dificultam a vida às pessoas. Também fazia jeito mais um funcionário...
O Presidente da CES, Prof. Tomás Bento, alegrou-se com o «crescimento contínuo e sustentado da Unisseixal desde 2007» e referiu que «o mais importante é a satisfação das pessoas». Felicitou os dirigentes da Unisseixal e agradeceu especialmente ao Centro Cultural e Desportivo das Paivas, na pessoa do Sr. Pepe, o receber semanalmente mais de 600 alunos e sempre com grande satisfação. Com a colaboração das autarquias, este projecto traz «benefícios evidentes para o bem-estar e a qualidade de vida dos alunos, em aprendizagem ao longo da vida». Deixou ainda um repto ao Governo, que só após 16 anos reconheceu as universidades seniores como resposta social, sugerindo mais apoio, inclusivamente aos mais pobres, para a frequência deste projecto, pois seria um modo muito eficaz para combater o uso de tantos ansiolíticos.
A Sr.ª D. Helena Quinta, um exemplo do que significa a escola da vida como formadora de muitos, em nome das juntas de freguesia deu os parabéns aos que na Unisseixal se actualizam. E deu também parabéns aos voluntários que há 10 anos tomaram a iniciativa de abrir este projecto, que muito veio enriquecer o nosso concelho.
O Sr. Presidente da Câmara, Eng. Joaquim Santos, mostrou a sua «admiração pelo trajecto da Unisseixal nestes dez anos no que se refere à formação, socialização e convívio de tantos, o que mostra a qualidade deste projecto. Por isso, há muitas razões para estar ao vosso lado»! Disse mesmo que a CES e a Unisseixal são já uma referência nacional. É verdade que o livro da vida não está concluído, vamos avançando, mas há factores críticos de desenvolvimento que dificultam, como a questão da saúde nas suas diversas vertentes, o apoio social aos mais necessitados e uma rede de transportes colectivos urbanos que ajudem ao bem-estar. Trata-se de uma questão de cidadania, para o que «também a vós peço o vosso apoio». Finalmente, sensível às carências reais da Unisseixal, comunicou que está em progresso a aquisição de um novo espaço para ser oferecido como nova casa para este projecto.
A Prof.ª Mariana Mareco ainda apresentou os dados estatísticos desde o início: alunos, professores, disciplinas, turmas, dados etários dos alunos, dados por género (as mulheres estão mesmo em maioria!) .... Ela concluiu de modo perentório: «penso que merecemos a casa nova»! E, a terminar, ainda passou um PowerPoint de fotos relativas às várias actividades do ano lectivo anterior, elaborado pelo casal Bárbara e Alberto Maia.

Oração de Sapiência
Foi a Dr.ª Carla Montargil, ligada ao empreendedorismo e aos criativos, que veio apresentar um tema com um nome já por si aliciante – «Viver o privilégio da Vida e partilhar momentos felizes». Depressa a assistência foi tomada de euforia com a comunicação sentida e vivida da palestrante. Começou por referir-se a um novo indicador da ONU, o FIB, isto é “Felicidade Interna Bruta”, ao lado do PIB e outros indicadores. O FIB tem a ver com o bem-estar psicológico, a saúde, o uso do tempo, a vitalidade comunitária e muitos outros, incluindo o RISO neste conjunto de actores da felicidade. O riso, que as crianças usam mais de 400 vezes por dia e o adulto, 40 (!), «é a forma leve de dançar com a felicidade»! O comportamento alimentado pelo riso altera o sentimento e aumenta a felicidade. Até as aves cantam para se sentirem felizes. É a OXITOCINA a célebre hormona da felicidade, que cresce com as sensações de bem-estar, os beijos e abraços e a própria actividade física. A socialização é outro aporte básico da felicidade, isto é, «viver em sociedade não é uma escolha, é uma necessidade». Cada qual tire as conclusões...
Valeu a pena estar presente!

O serão de S. Martinho

À noite, no Manjar das Laranjeiras, mais uma festa de amizade, para encher de alegria este dia. Muitos se juntaram para os petiscos, comes e bebes, as castanhas assadas e uma sessão de fados muito agradável com os artistas da casa. Conviver é preciso!

António Henriques

Reportagem fotográfica de Alberto Maia

Vivências da Unisseixal em 2016-2017

2 Commentários

  1. Luis Fernandes Luis Fernandes
    Friday, 17 de November de 2017    

    Foi uma abertura do ano escolar muito bem organizada e com uma reportagem fotográfica muito profissional efectuada pelo casal Maia, parabéns para todos e que seja mais um ano cheio de atividades.

  2. Luisa Bernardo Luisa Bernardo
    Monday, 20 de November de 2017    

    Concordo plenamente…a abertura oficial da nossa Unisseixal merece um grande elogio e cada ano que passa cada vez está melhor. Não há dúvida, para que tudo corra bem exige da parte da direcção da Unisseixal e de muitos colaboradores, muito trabalho que não se vê e os resultados no fim estão à vista. Estas palavras de apoio e de elogio são sempre bem vindas. Muito obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Comentários recentes