Universidade Sénior do Seixal

Tertúlia Regional sobre a Estremadura

Quarta-feira Cultural

Como já vai sendo  habitual  no final  do 2º período, realizou-se  no Salão de Festas da Igreja do Beato Scalabrini, na Amora, no  passado dia 21 de março, a última quarta-feira cultural, cujo tema  foi dedicado  à Região da  Estremadura. O salão foi preparado a  preceito  para a realização deste evento, desde o palco, as cadeiras, a aparelhagem sonora e as mesas  de exposição (onde estavam colocados os artigos típicos da região, bem como as suas especialidades de gastronomia, trazidas pelos participantes presentes,   para,  no final da exposição, poderem ser degustadas, em  lanche compartilhado). 

 Aberta a sessão, cerca das 15,30 horas, pelo prof. Tomás Aquino Bento, presidente da Casa do Educador, e pelo Reitor da Unisseixal, prof. António Luís Pinto da Costa, que deram as boas vindas a todos os presentes e que passaram a palavra à vice-reitora, prof. Mariana Mareco,  que orientou os trabalhos.

Além da vice-reitora, constituíram o primeiro painel:  o prof. Eugénio Ramos, que dissertou sobre o aspeto geográfico, económico  e  etenográfico,  e o prof. Manuel Lima,  que nos falou no aspeto geológico e morfológico, com muita sabedoria e entusiasmo, que encantou todos os participantes.

Seguiu-se o 2º painel, então  com o prof. Vitor Vitorino, que abordou as grandes personalidades da região,  e o aluno Carlos Neves, que falou da sua cidade de Lisboa, em especial do Bairro de Alfama, onde nasceu e viveu até aos trinta  anos. Para complementar a exposição do seu bairro, nada melhor que um fado na bonita voz  da colega Graça Assunção.

Tendo a tertúlia este ano coincidido com o Dia Mundial da Poesia, a prof. Amélia Lopes, da Turma de Poesia e Recitação Poética, fez questão de celebrar  o dia com vários poemas lidos pelos alunos  Amélia Costa (Sebastião da Gama), Lima Ferreira (Bocage),  Dores Veiga (Fernando Pessoa) e Vitor Gonçalves (Cesário Verde)  - todos  poetas que nasceram ou viveram na região da Estremadura.

No último painel, a Prof. Mariana Mareco viajou um pouco pela região estremenha, dando a conhecer os pontos mais importantes da mesma, e o Prof. António Pontes, que  animou os presentes, tocando um pouco de gaita de foles, instrumento também usado na região.  Seguiram-se os pregões, bem típicos, entoados pelos colegas Maria José Gonçalves (varina), Amélia Lopes (vendedora de fruta), António Jesus (vendedor fruta/legumes e amola tesouras) e o Carlos Neves (vendedor de jornais e lotaria), que muito animaram toda a plateia. Das curiosidades da zona do Seixal, inserida na Estremadura, falou a nossa colega Odete Gonçalves. A Profª Amália Godinho apresentou a gastronomia da região, que disse muito rica e variada.

Para terminar, os alunos de danças populares, da Prof. Ondina Monteiro, executaram com todo o primor o "antigamente era assim" e o " vira da Nazaré", danças típicas da região  estremenha.

O lanche foi farto e variado. O convívio caracterizou-se por muito animado, descontraído e amigo.

Parabéns a todos aqueles que, de um ou de outro modo, contribuíram para uma festa tão bonita e instrutiva.

BM

Fotos e vídeos de A. Maia

"Antigamente era assim"

"Vira da Nazaré"

3 Commentários

  1. Maria José Correia Maria José Correia
    Saturday, 24 de March de 2018    

    Belíssima reportagem, tanta escrita, como documentada com os vídeos e fotos, como já vem sendo hábito destes nossos “profissionais”, mostra bem como foi a tarde da Tertúlia.
    PARABÉNS a todos os intervenientes, que souberam enriquecer esta tarde cultural.

  2. José Capelo José Capelo
    Saturday, 24 de March de 2018    

    Bom trabalho!Obrigado a todos pela participação,que possibilitou um dia de muita cultura, grande convívio e animação.Um abraço!

  3. Lúcia Vieira Lúcia Vieira
    Monday, 26 de March de 2018    

    Nao posso dizer nada de concreto ,porque nao participei nem estive presente. Mas sem margem de duvida que as pessoas envolvidas fizeram um excelente trabalho dada a competencia que lhes reconheço nessas e em outras matérias…lucia vieira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Comentários recentes