Universidade Sénior do Seixal

Entre Nós…Aqui e Agora…

A Sra Reitora, Profª Mariana e o Dr Natalino Bolas, Vice-Reitor, da Unisseixal, iniciaram a palestra, apresentando a Professora Augusta Rodrigues, dando-lhe as boas vindas para mais uma quarta-feira cultural,  agradecendo a presença de todos. A Profª Augusta tomou da palavra, cumprimentou e agradeceu a presença da assistência, entregando uma pulseira a cada um. Referiu que estava ali para partilhar momentos por ela vividos, situações experimentadas e das quais obtivera resultados muito positivos. Deixou um alerta para todos..."nem sempre tudo é positivo mas o que interessa é saber gerir as situações e viver o Presente porque o passado acabou e o futuro ninguém prevê". Nesta nova maneira de vida começou em 2016 por vontade sua e após ter tido conhecimento de quem praticava a meditação, de ter ouvido Amanda Dreher, e ter sabido da Clínica da Mente e dos seus benefícios. A partir dessa altura começou a informar-se, lendo ou assistindo a formações e a praticar diariamente.

Explicou a escolha do título da sessão e fez alusão ao quotidiano de vida do normal das pessoas: dos hábitos, das emoções, da corrida para dar resposta a tudo e a todos, dos pensamentos, esquecendo-se de si própria. Sugeriu que era preciso mudar os hábitos e os pensamentos mas só é possível se quisermos e com algum trabalho prático diário.

“Somos responsáveis pelas nossas escolhas e pelo nosso estilo de vida. E, se algo está mal, precisamos parar, para podermos identificar o que precisamos mudar, em nós, e activarmos, de forma consciente e consistente, o nosso «Estado de Presença», no «Aqui e Agora». “

Começou a apresentar os 4 aspetos que todos temos:

Físico, Mental, Emocional e Espiritual, e deu o seu parecer sobre o modo e cuidados a ter com eles. Falou sobre os 5 Passos que considera necessários para mudar de vida e de pensamentos que passo a citar:

1. SENTIR - Tomar consciência de si, da sua essência, daquilo que sente e como se sente, para poder melhorar ou substituir o que for necessário.

2. ACEITAR - A si próprio, os outros, as suas crenças e fragilidades, as diferenças e o que não pode mudar.

3. AGIR - Comprometer-se, consigo próprio, a aprofundar o seu autoconhecimento e viver uma vida com propósito.

4. MUDAR - Mudar o foco da sua atenção, gerindo os seus pensamentos, por forma a ter clareza e activar o seu «Estado de Presença», no «Aqui e Agora», acalmar a mente e fazer as suas escolhas, de forma consciente.

5. PROSPERAR - Usufruir dos benefícios que advêm dos passos anteriores e da activação do seu poder interno. Com eles pode fazer acontecer a vida que deseja e merece, pois, cada um de nós é responsável pelo que lhe acontece/pela sua evolução.

Ainda apresentou para cada um dos Passos acima transcritos 7 Reflexões que poderiam ajudar a tornar a Vida mais agradável no dia-a-dia.

Aconselhou 5 Ferramentas para se usar que iriam modificar o estado de presença: Respiração; Gratidão; Perdão; Meditação; Amor, tendo feito um pequeno exercício prático de meditação e outro com uma pulseira.

Concluiu, apontando 7 Benefícios para o bom uso das 5 Ferramentas.

Antes de terminar a Profª Augusta agradeceu à Casa do Educador, Unisseixal e Junta de Freguesia de Amora e a todos os presentes, nesta quarta feira cultural.

Apresentou-se disponível para questões ou sugestões que pretendessem colocar ou esclarecer.

Foram apresentadas situações de vivências pessoais e as soluções possíveis para as resolver. O envolvimento foi de tal ordem atraente e esclarecedor que o tempo foi um fator importante para dar por terminada esta palestra, que ultrapassou o tempo estipulado para além do previsto.

Obrigada Profª Augusta e no próximo ano aguardamos por mais projectos.

 Rosa Maria Duarte

...Aqui e Agora

Sem comentários ainda

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Comentários recentes