Universidade Sénior do Seixal

Casa do Educador -18º Aniversário

           Caras associadas/caros associados
Iniciou-se oficialmente há 18 anos a caminhada que nos irá levar longe e que tem no momento presente um porto de passagem.

De facto, no dia 28 de Outubro de 2002, em cartório notarial, foi constituída a Casa do Educador do Concelho do Seixal, após algum tempo de preparação e de elaboração.
Pretendeu, o Grupo Pró-Associação, dar resposta a um problema que, imagine-se, na altura já se considerava premente e que era o da resposta social ao envelhecimento da população, mais especificamente dos profissionais da educação. A intenção era a de ser construída uma estrutura que respondesse às naturais necessidades do período da vida em que os associados da futura Casa do Educador pudessem usufruir de uma situação de aposentação condigna e apoiada.
Como é sabido, o objectivo inicial, passados estes dezoito anos, ainda não foi atingido, pois a Residência imaginada não está ao dispor dos sócios da CES; mas outros foram sendo criados, procurando-se que a Casa do Educador desse resposta a outras necessidades da população local. É o caso da CESVIVER e da UNISSEIXAL, que, tentando satisfazer os habitantes do concelho, têm realizado um trabalho exemplar e de inequívoca utilidade na nossa região.
É nessa actividade que se inserem os trabalhos em curso para a construção das novas instalações da Universidade Sénior, que esperamos estarem ao nosso dispor em Setembro de 2021. De facto, é um salto qualitativo importante aquele que será dado a partir desse momento, pois, com salas novas e mais espaçosas, um maior número de aposentados do concelho poderá usufruir dos serviços colocados à sua disposição por esta valência da Casa do Educador.
Naturalmente que não podemos deixar de referir o momento presente, que tem levantado problemas logísticos e financeiros inesperados para a prossecução dos objectivos gerais da CES e particulares da CESVIVER e da UNISSEIXAL. De facto, e quando no ano transacto se tinha ultrapassado os 800 alunos na Unisseixal, actualmente temos cerca de 270, o que é um número inimaginável, considerando a marcha que parecia imparável que a nossa Universidade tem tido ao longo dos últimos anos.
Todavia, e como referíamos no início, estamos apenas num porto de passagem.
A Casa do Educador do Concelho do Seixal tem os sócios e os dirigentes que permitirão que o momento presente seja um parêntesis na caminhada que iremos prosseguir. Outros aniversários irão ser comemorados. Com mais pompa e alegria, naturalmente.

PARABÉNS À CASA DO EDUCADOR! FELICIDADES PARA OS SEUS ASSOCIADOS!

Jaime Ribeiro

1 Comentário

  1. LB LB
    Wednesday, 28 de October de 2020    

    Parabéns à Casa do Educador pelos seus 18 anos de aniversário, à Cesviver e Unisseixal, dois grandes projetos da casa mãe, CES, que em tempos difíceis, conseguem unir esforços para que todos juntos possamos seguir em frente. Parabéns e muitas felicidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Comentários recentes