Universidade Sénior do Seixal

Visita de Estudo da Turma de Património Histórico e Natural do Prof. Manuel Lima

Para final do ano letivo nada melhor do que uma visita de estudo e com ótima escolha à Cidade de Aveiro, cidade dos canais, pontes e coloridos barcos.

Quarenta alunos e amigos, com a dinamização do professor Manuel Lima, cedo chegámos para a 1ª etapa.

-Caminhada pelo sapal da ria

.Com início e regresso ao cais de Esgueira, por entre arvores, sapais e algumas aves, numa animada caminhada foi também para todos uma preparação para o almoço pelos diversos restaurantes, alguns na zona da praça do peixe, muito abundante nesta zona.

Confortados pelo almoço foi tempo de pequeno passeio pelas ruas e visita ao:

-Museu Santa Joana

Instalado no antigo convento dos dominicanos femininos onde viveu Santa Joana Princesa, filha de Afonso V, mostram-nos no decorrer dos espaços a vivência de quatro séculos que as freiras aqui habitaram.

Destacamos o tumulo de Santa Joana Princesa, a igreja de Jesus com sumptuosa talha dourada e o 1º andar com magnifico espolio de pinturas e escultura religiosas.

-Passeio em barco pelos canais.

Por ser maior utilizámos o barco típico mercantel, por 45 minutos entre moliceiros, deslizámos nas águas, apreciando belas paisagens e Edifícios da Arte Nova, salinas e uma antiga fábrica de cerâmica e até a recuperação de um antigo moinho de maré, hoje Capitania do porto.

Com uns ovos moles, doce típico desta zona fomos até ao autocarro que nos esperava para uma impecável e segura condução até Amora.

Mais uma vez, mas não por ultimo, um abraço e muito obrigado ao professor Manuel Lima, pela sua dedicação a esta arte de ensinar e nos surpreendeu com a presença também de sua família neste evento.

José Capelo 2022-06-17

Vejam um resumo da viagem em vídeo -slides

1 Comentário

  1. Odette Odette
    Tuesday, 21 de June de 2022    

    Obrigada Capelo por partilhares connosco este belo trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Comentários recentes