Universidade Sénior do Seixal

A Literatura na Escultura

Continuando com as atividades prevista para “O julho com Vida”  2022 realizou-se hoje dia 6 de julho uma Aula Aberta com a apresentação do prof. Joaquim Saial sobre o Tema” A Literatura na Escultura” em Lisboa.

Falou-nos da estátua de Luís de Camões do escultor Victor Bastos, do Túmulo de Camões de Costa Mota e de várias outras estátuas de Camões espalhadas por todo o País e não só: Cabo Verde, Paris, etc., algumas delas de autores desconhecidos.

Falou-nos também de Eça de Queirós do escultor Teixeira Lopes em Lisboa e do escultor Leopoldo de Almeida na Póvoa de Varzim, da estátua de Manuel Pinheiro Chagas com a Morgadinha de Valeflor do escultor Costa Mota, de Florbela Espanca de Diogo Macedo (em Évora) e de Raúl Xavier em (Vila Viçosa) e de Francisco Simões no “Parque dos Poetas” em Oeiras.

De seguida teceu ainda algumas considerações acerca das estátuas dos escritores portugueses da avenida da Liberdade; Camilo Castelo do escultor António Duarte, Ramalho Ortigão de Leopoldo de Almeida, Almeida Garrett de Salvador Barata Feyo e de Oliveira Martins de Leopoldo de Almeida.

A manhã já ia longa, mas ainda deu para fazermos uma visita a um dos maiores vultos da literatura portuguesa no Chiado de seu nome Fernando Pessoa do escultor Lagoa Henriques.

Obrigado prof. Joaquim Saial, foi mais uma lição sobre aquilo que é o nosso Património, da qual saímos culturalmente mais ricos.

Ficam aqui alguns registos deste agradável momento.

AM/BM

 

Sem comentários ainda

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Comentários recentes