Universidade Sénior do Seixal

Fósseis na nossa Região

Fossilíferos encontrados nas Eras Paleozóica, Mesozóica e Cenozóica

Dando continuidade às atividades previstas para o “Julho com Vida” 2022, realizou-se hoje, terça-feira dia 12 de julho, uma aula aberta sobre “Fósseis da nossa Região”, apresentada pelo prof. Manuel Lima.

Fósseis que poderemos encontrar no nosso país e que são diferentes de outros encontrados noutros países. Poderão haver algumas semelhanças, mas não vamos ficar com a ideia que os fosseis são iguais em todos os países do mundo. Cada país tem formas geográficas diferentes e passam por condições geográficas diferentes ao longo de milhões de anos.

Segundo a ciência, o nosso planeta está em formação há aproximadamente 4,5 biliões de anos.

A Terra nesse período era muito quente como uma esfera de fogo e devido a isso não abrigava nenhum tipo de vida.
No decorrer do tempo, o planeta entrou num processo de resfriamento, que favoreceu o surgimento de uma estreita camada de rocha em toda extensão da superfície. No processo de resfriamento a Terra expeliu uma grande quantidade de gases (nitrogênio, oxigênio) e vapores de água. A partir desses elementos formou-se a atmosfera que proporcionou a ocorrência das primeiras precipitações, com a acumulação de água das chuvas surgiram os oceanos primitivos.

A origem da vida no Planeta Terra ocorreu primeiramente na água, num primeiro momento surgiram seres primitivos, tais como as bactérias, algas e microrganismos, isso há cerca de 3,5 bilhões de anos.

Após milhões de anos os primeiros seres marinhos evoluíram dando origem a outras formas de vida, como os primeiros invertebrados aquáticos (medusa, trilobites, caracóis e estrela-do-mar), isso há aproximadamente 400 milhões de anos, além disso, as plantas tiveram sua dispersão nos ambientes. Nesse mesmo período, determinadas plantas marinhas iniciaram um processo de adaptação externa, ou seja, passaram a se fixar em ambientes terrestres.

Os grandes répteis, denominados de dinossauros, estavam dispersos em toda extensão do planeta há aproximadamente 200 milhões de anos, paralelo a esse facto surgiram os mamíferos e as primeiras plantas com flores (angiospérmicas). Os grandes répteis foram extintos há aproximadamente 70 milhões de anos.

Obrigado prof. Manuel Lima por mais esta aula que nos deixou culturalmente mais ricos e da qual saímos com vontade de mais.

Ficam aqui alguns registos de "Fósseis" encontrados na nossa região e que constituem espólio do prof. Manuel Lima.

AM/BM

Sem comentários ainda

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Comentários recentes